Vamos relembrar a história do Coronelismo e o Cangaço? Sabe o que foi? Quando foi?
→
Créditos: obra de domínio público.Imagens: Historiatecabrasil.com
Na época da República velha, ocorreram dois fenômenos – político e social – que receberam os nomes de: Coronelismo e o Cangaço. Vamos entender melhor e resumidamente sobre esses fenômenos.
→
A origem do Coronelismo é da época do Brasil Império (e na verdade existem até hoje). Em tempos da república velha, o Coronelismo atuou forte, principalmente, no Nordeste do Brasil.
→
O que eram e o que faziam os Coronéis?Os pontos principais que podemos observar são:Eram latifundiários com gigantescas áreas de terra e água;
→
Exerciam grande influência na política da população brasileira mais humilde;
Além de influência na política, eles tinham muita autoridade sobre seus súditos (os pobres);
→
O Coronel tinha características de um Senhor Feudal devido sua autoridade.Agora veja influência nas Eleições
→
A população humilde do Nordeste sofria muito com a miséria e fome. Assim, os coronéis aproveitavam da situação oferecendo um auxílio a esse povo (os próprios nordestinos costumavam procurar esses latifundiários)
→
mas em troca dos favores, era exigido dos pobres que votasse em quem eles queriam. Era exigência mesmo, quem escolhia o candidato eram os Coronéis e não o povo.
→
Voto do CabrestoOs coronéis tinham seus jagunços (capatazes). E esses já entregavam as cédulas marcadas para o povo. Daí a origem do chamado “Voto Cabresto”.
→
Depois de eleito, os coronéis designavam os seus parentes para ser funcionários públicos, dessa forma, a sua família sempre estava garantida no poder público.
→
O Coronelismo começou a decair em 1930 quando Getúlio Vargas assumiu o poder do Brasil.Agora, vamos para o CANGAÇO
→
Conheça a história do Cangaço e Coronelismo inteira.