Conheça a história : Revolução Liberal de 1842 | São Paulo e Minas Gerais
→
Créditos: obra de domínio público.Imagens: Historiatecabrasil.com
A Revolução Liberal de 1842 foi um levante dos liberais da província de São Paulo e Minas Gerais. Uma revolta que se originou das disputas políticas dos liberais x conservadores.
→
Terminando as Eleições do Cacete, o Partido Liberal conseguiu eleger a maioria dos deputados eleitos para a Assembleia (dos Deputados).
→
Mas o Partido Conservador não era bobo, eles sabiam que os Liberais tinham fraudado as eleições. Aqui tudo começa: eles tomaram as providências e correram atrás da anulação dos votos.
→
Na época, o Conselho de Ministros era formado em sua maioria por Conservadores, então, eles solicitaram a D. Pedro II que anulasse os votos da polêmica Eleição do Cacete.
→
E não deu outra, em 1842 o Ministério Liberal foi totalmente dissolvido, assim sendo, os Conservadores voltaram ao poder de novo. Se liga: é daí que nasceu a Revolução Liberal de 1842.
→
Você pensa que isso passou batido? Não mesmo! Os liberais não aceitaram a troca do ministério, então, eles começaram a famosa Revolução Liberal de 1842.
→
A coisa ficou feia! Os liberais das Províncias de Minas Gerais e São Paulo se juntaram à revolução.
→
A coisa ficou feia! Os liberais das Províncias de Minas Gerais e São Paulo se juntaram à revolução.
→
Em São Paulo na cidade de Sorocaba, nascia a revolução liberal. Os líderes do movimento na província paulista foram o ex-regente Antônio Feijó e o Brigadeiro Tobias de Aguiar.
→
O movimento se alastrou e, por consequência, as cidades de Silveira, Taubaté, Pindamonhangaba e Lorena decidiram que iriam dar apoio aos liberais.
→
Em Minas Gerais, quem liderou a revolução foi o descendente de italiano, Teófilo Otoni. Anote aí: Sabará, Caeté, Santa Luzia e Santa Bárbara foram as cidades que apoiaram Teófilo e os liberais mineiros.
→
Esta história é ainda melhor
Veja como foi o golpe militar de 1964 e como tudo aconteceu.