tecnologia wi-fi no Brasil

Quando surgiu a tecnologia Wi-Fi no brasil

Falar em tecnologia wifi hoje em dia é uma coisa muito comum e que na verdade não é novidade para ninguém. Porém, a história dessa tecnologia não é tão antiga assim, pois o Wi-fi foi inventado em 1997 através do IEE 802.11.
A tecnologia WIFI só chegou ao Brasil há uma década atrás, mais ou menos em 2008 quando começaram a aparecer os primeiros dispositivos com o sistema Android e então, a revolução tecnológica veio cada vez ganhando mais força.
O crescimento do WIFI no mundo foi e continua sendo estupidamente rápido. Só para se ter uma ideia, atualmente existem no mundo bilhões de aparelhos conectados através de conexão sem fio (rede Wireless).

tecnologia wi-fi no Brasil

 

O que é o Wi-FI?

Wi-fi na verdade é uma marca (WI-FI Alliance) que usa a tecnologia IEEE 802.11. Nada mais é que a possibilidade de um dispositivo conectar-se com outro sem o uso de fios. Hoje, qualquer tecnologia Wireless (rede sem fio) é chamada de Wifi devido a grande popularidade da tecnologia, porém, não é só ela que existe.

Como funciona?

O Wi-fi funciona através de ondas de rádio eletromagnéticas (assim como as TVs e rádios) que são transmitidas por um dispositivo chamado de roteador.

Como funciona o Roteador?

roteador wi-fi no BrasilA função do Roteador é decodificar e distribuir os sinais da rede encaminhando informações dos pacotes de dados. O roteador também tem a função de encontrar/buscar a melhor rota para fazer o envio e o recebimento dos dados dando preferência àquelas mais rápidas e com caminho mais curto possível. Em resumo, o roteador um aparelho usado para distribuir conexões de redes locais que é configurado através de um endereço IP como o 10.0.0.1, 192.168.O.1, 192.168.1.2 etc (o endereço pode variar de acordo com a marca do mesmo.

Número de Hot Spot WfFi atualmente no Brasil

Segundo a Revista Exame, a UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development) relatou que o Brasil possui 120 milhões de usuários conectados à internet e está em 4° lugar na colocação. Na frente do Brasil está os EUA, Índia e China com 242 milhões, 333 milhões e 705 milhões, respectivamente.

A qualidade da conexão

Enquanto a quantidade de pessoas que usam a internet sobe no Brasil, infelizmente a qualidade está muito atrás de outros países ficando na 85° posição de todo o mundo.
A velocidade média no Brasil é de apenas 6,4 MB de acordo com a pesquisa feita pela Empresa Akamai. Dos 241 países estudados, a Coreia do Sul foi a vencedora com uma velocidade de 26,1 megabits, depois vem a Noruega com 23,6e Suécia com 22,8 megabits.

Leia também: primeira televisão do Brasil.