O Segundo Reinado

O segundo Reinado foi o Período em que o Brasil foi governado por D. Pedro II com início em 1840 indo até 1889. Lembrando que 1889 foi o ano que aconteceu a Proclamação da república do Brasil.

D. Pedro II conseguiu assumir o Império do Brasil antes do tempo. O Imperador contou com a ajuda do Partido Liberal para essa façanha.

O interesse dos Liberais era subir junto com D. Pedro II ao poder, então, através do Golpe da Maioridade eles conseguiram coroar o jovem Imperador de maneira corruptiva quando ele tinha apenas 15 anos de idade. Como recompensa pela coroa, os Liberais ocuparam os principais cargos ministeriais do Governo do Segundo Imperador, D. Pedro II.

A Política no Segundo Reinado

A política no segundo reinado foi recheada de fraudes nas eleições, como por exemplo, os votos comprados e o uso de violência. A disputa era travada entre os Liberais e Conservadores, partidos que tinham praticamente os mesmos interesses.

segundo reinado pedro II

O fim da Guerra dos Farrapos

Barão de Caxias foi nomeado por D. Pedro II como chefe do exército para ajudar na luta contra a Revolução Farroupilha que acontecia naquela época. Sabiamente, usando a diplomacia, Barão de Caxias negociou com os líderes da revolta e firmou o conhecido Tratado de Poncho Verde. Enfim, assim acabou Revolução Farroupilha no ano de 1845.

A Revolução Praieira

O segundo Reinado ficou marcado também pela Revolução Praieira. A revolta acontecia na Província de Pernambuco. O jornal dos liberais (praieiros) ficava numa rua da Praia, por isso o nome Revolução Praieira. A revolta aconteceu nos anos 1848 indo até 1850 e foi a última que ocorreu no período de Brasil Imperial.

Vídeo: o segundo reinado (resumo)

A Guerra do Paraguai

Entre 1864 e 1879, o Paraguai enfrentava a famosa “Tríplice Aliança” que era composta pelos países: Argentina, Brasil e Uruguai. A Tríplice Aliança recebeu um apoio importante da Inglaterra. O Paraguai levou a pior nessa guerra e sofreu muitas perdas, tanto de militares como civis, sem contar ainda o prejuízo que teve para a indústria e a economia do país.

O café

café no segundo reinado

Em meados do século XIX, o principal produto exportado pelo Brasil era o Café. Além disso, passou a ser também muito consumido dentro do próprio país.

O café foi grande responsável pela industrialização do Brasil, pois o lucro era investido em indústria com foco nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Naquela época surgiram os barões do café (fazendeiros) que enriqueceram com a comercialização de tal produto.

A Imigração

Como o crescimento e a expansão das lavouras de café, o Brasil precisava de muita mão-de-obra. O trabalho era feito por escravos, porém, a Inglaterra já estava fazendo pressão e a escravidão dos negros estava em crise. A partir daí começou a imigração de europeus, sendo que, grande parte deles vinham da Itália.

O café não foi o único responsável por atrair os imigrantes, além dos trabalhos nos cafezais, as indústrias que estavam crescendo no Sudeste também atraíam muitos trabalhadores.

Vídeo sobre a Imigração Brasileira: