A Importância do Conhecimento: O que é, quais são os tipos e sinônimos?

Você já sabe o que é conhecimento?

Desde criança passamos a ter diversos tipos de conhecimentos. Aprendemos a jogar bola, andar de bicicleta, entre diversas outras coisas, não é mesmo?

Mas, alguma vez você já se perguntou o que de fato é o conhecimento?

Veja três definições para o conhecimento

  1. O conhecimento nada mais é que um determinado conjunto de informações resultantes de suas vivências, valores e crenças, ou informações que de algum modo chegaram até você.
  2. O conhecimento é uma das coisas mais importante que temos, uma vez que atreves dele é possível mudar nossas vidas e de outras pessoas.
  3. O conhecimento é ainda, algo que ninguém jamais irá tirar de você.

No entanto, é possível que após um tempo você acabe perdendo um pouco da prática. Um exemplo é se você toca violão diariamente, e fica 1 ou quem sabe alguns anos sem tocar mais nada.

Você já deve imaginar o resultado disso não, é mesmo?

Você pode acabar esquecendo algumas notas e não irá mais ter a mesma habilidade de antes, quando praticava no instrumento todos os dias.
Isso é algo absolutamente normal e acontece com qualquer ser humano. É por isso que é sempre importante exercitar o nosso cérebro, e estar sempre aprendendo coisas novas.

Ainda assim, o conhecimento é uma das coisas mais valiosas que temos.

Tipos de conhecimento

vários livros abertos

Existem vários tipos de conhecimento, abaixo falamos sobre:

  • Filosófico;
  • Empírico;
  • Teológico;
  • Científico;

Conhecimento filosófico

O conhecimento filosófico é feito através de reflexões subjetivas levando sempre em consideração a rotina de um indivíduo. É através dele que são construídas diversas questões em relação ao ser humano e ao mundo que nos cerca.

O conhecimento filosófico possui características como um senso crítico, uma vez que todas as informações sempre são bem analisadas e bem refletidas antes das mesmas serem expostas.

Outra característica é que as informações costumam ser sistemáticas, ou seja, no conhecimento filosófico os indivíduos acreditam que a resposta para as questões se encontra através da reflexão.

Entre as características filosóficas também são encontradas informações que buscam compreender nossos pensamentos e situações que ocorrem em nossa vida. Problemas que muitas vezes não seria possível de desvendar através de métodos científicos.

Conhecimento empírico

O conhecimento empírico é aquele que obtemos através da nossa percepção do mundo. É o conhecimento popular, obtido através de interações.

Conhecimento teológico

O conhecimento teológico, como o próprio nome sugere, é referente ao conhecimento que é baseado através da fé religiosa.

Conhecimento científico

O conhecimento cientifico é aquele comprovado cientificamente, e que surgiram a partir de fatos reais. Contudo, uma das suas características principais é, sem dúvidas, a sistematização, que por sua vez, é composto através de um conjunto de diversas ideias, normalmente geradas como uma teoria.

Além disso, algo que determina um conhecimento cientifico é também o fato de ser algo que é verificado e comprovado. Esse é sem dúvidas um dos mais importantes, ele é mais próximo da realidade.

Entretanto, é possível que algum conhecimento ou outro, algum dia seja substituído. Uma vez que, muito o que existe as vezes são apenas teoria.

O que as pessoas pensam?

Existem diversas crenças populares que não há comprovações, mas também funciona como uma forma de conhecimento.

Muitas vezes essas informações vindas de um senso comum têm a ver com a cultura de um país.

O problema desse tipo de conhecimento é que além de não ser um fato comprovado, também é algo que não foi questionado.

Autoconhecimento

O autoconhecimento tem a ver com o que o indivíduo conhece sobre si próprio, e também é uma forma de conhecimento.

Uma pessoa que se auto conhece sabe quais são suas limitações, prontos positivos e negativos, limitações e medos.

Ao tomar conhecimento disso tudo, a pessoa com um bom autoconhecimento passa a ter benefícios como um melhor controle das emoções. Além disso, passa a ter uma maior facilidade de adaptação a mudanças.

O autoconhecimento ainda ajuda a melhorar as nossas relações com as outras pessoas.

Sinônimos de conhecimento

Alguns sinônimos da palavra conhecimento são:

  • Compreensão;
  • Consciência;
  • Cultivo;
  • Ciência;
  • Hábito;
  • Saber;
  • Experiência;
  • Aprendizado;
  • Teoria;
  • Prática;
  • Conhecença;
  • Razão;

A importância do conhecimento humano

Quem não tem conhecimento, principalmente hoje em dia, sempre ficará para trás.

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, ele está presente em praticamente qualquer local. Por isso, é importante sempre buscar ter o conhecimento de tudo o que acontece.

Além disso, para tudo na vida é sempre preciso ter conhecimento, seja para simplesmente fazer o uso de um smartphone ou tablet.

Você provavelmente já deve ter escutado a frase que diz “Conhecimento nunca é demais”. Bom, isso é uma grande verdade. Isso ajuda todas as pessoas a conquistarem o que elas desejam ou a conseguirem realizar tarefas ou hobbys das quais possuem paixão.

Sem conhecimento é impossível fazer alguma coisa, você se torna uma pessoa estagnada.

Quem ainda busca ter muito conhecimento se torna uma pessoa mais instruída, inteligente e que se destacada das outras pessoas.

Embora a escola seja responsável por nos instruir e transmitir para nós uma boa dose de conhecimento, também é importante buscar adquiri-lo através de outras fontes.

O conhecimento é sem dúvidas muito importante para a vida de qualquer ser humano. Ele pode ser obtido através de livros, ebook, podcasts, cursos e até através de artigos como esse aqui.

Alguns tipos de conhecimentos importantes não são fornecidos na escola.

É também interessante saber utilizar os nossos conhecimentos, e não os deixar apenas guardados na memória.

As coisas só acontecem quando aplicamos o que foi aprendido na prática. Apenas entender ou compreender um determinado assunto não é o suficiente.

Conclusão

Entender o que é conhecimento é bem simples. Em geral, não existe um tipo melhor que o outro. É claro que alguns são mais verídicos e requerem mais atenção.

O conhecimento é tão importante que ele realmente possui o poder de transformar nossas vidas, e ainda faz com que sejamos mais espertos ao lidar com outras pessoas que podem ter uma má índole, além de nos fazer uma pessoa melhor.

Palavras de Machado de Assis que fez Pessoas Refletirem Hans Staden quase foi devorado vivo em Ubatuba Machado de Assis faz chorar com essa Poesia Essa é a melhor poesia de Machado de Assis William Shakespeare: Soneto 9 – “O mundo te lamentará” William Shakespeare: Soneto 14 – “adivinhar o azar ou a sorte” William Shakespeare: Soneto 13 – “Contra o vento impiedoso” William Shakespeare: Soneto 12 – “a noite medonha vem naufragar” William Shakespeare: Soneto 11 – “deixares a juventude” William Shakespeare: Soneto 10 – “Envergonha-te”