Neste artigo de hoje vamos viajar na história para conhecer tudo sobre esse grande homem que conquistou façanhas e cargos no nosso país, estamos falando de Francisco de Lima e Silva.
Índice
Quem foi Francisco de Lima e Silva?
Francisco de Lima e Silva foi importantíssimo homem na história do Brasil que atravessou as fases do Reinado, Independência do Brasil, Abdicação, Minoridade e Maioridade. Homem de alma rara, Francisco foi digno da pátria. Era respeitado pela sua coragem como soldado. Foi vencedor, sabia manter o equilíbrio entre a prudência, justiça e caridade, fosse como chefe, juiz e pai.
Cargos do Militar e Político Francisco de Lima e Silva
Dentre seus mais notáveis cargos se destacou como:
- Tenente General;
- Regente do Império;
- Comendador das Ordens de Aviz e da Rosa;
- Grão-Cruz do Cruzeiro;
- Gentil Homem da câmera Imperial;
- Gentil-Homem do conselho de Sua Majestade.
Descendência e descendentes do Brigadeiro Francisco de Lima e Silva
Nascido no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1785, Francisco de Lima e Silva era descendente de família ilustre, os Alcaides-mores de Faro e de S. Ivo.

Família de Francisco de Lima e Silva
- Pai: marechal José Joaquim de Lima e Silva;
- Mãe: D. Joana da Fonseca Costavinha;
- Irmãos: Manuel da Fonseca Lima e Silva (barão de suriri), visconde de Magé e Luís Manuel e João Manuel de Lima e Silva;
- Filho: o barão conde, duque de Caxias e Marquês – Luís Alves de Lima e Silva.
Resumo da História de Francisco de Lima e Silva
Desde muito jovem, o Brigadeiro sempre foi admirado por sua inteligência, liderança, disciplina e vocação para comando. Tudo isso o proporcionou extrema confiança, respeito e admiração por parte de seus superiores. Prova disso é que, com 38 anos (em 1823) foi coronel e aos 39 anos (em 1924) foi brigadeiro, foi quando mostrou o seu talento de militar combatendo a Confederação do Equador (república constituída pelos revolucionários de Pernambuco e províncias vizinhas).
Conquistas do brigadeiro Lima e Silva
Conquista de Olinda: em 12 de setembro, Francisco de Lima e Silva derrotou as forças rebeldes do Coronel Barros Falcão na ponte dos Carvalhos, Jabotão. Seguiu-se para Recife, tomou poder sobre o forte das Cincos Pontas, ponte da Boa Vista e do Bairro Santo Antônio. Numa luta que durou 3 dias, fez o chefe revolucionário Manuel de Carvalho Pais de Andrade refugiar-se em Tweed (fragata inglesa). Propôs-lhes rendição, mas eles não aceitaram; então, Lima e Silva ordenou o ataque e consequentemente conquistou Olinda.
Como bom e inteligente homem que era, o brigadeiro conseguiu com que o governo Imperial concedesse anistia aos rebeldes.
Regência Trina Provisória: no dia 7 de Abril de 1831, quando foi instaurada a Regência Trina Provisória devido a renúncia e abdicação de D. Pedro I, o Brigadeiro Lima e Silva ganhou seu papel de membro da Regência, foi o mais prestigiado, inclusive, foi o único membro reconduzido e eleito para a Regência permanente.
Senado: Francisco de Lima e Silva ainda foi escolhido para o senado em 1837 quando o regente Feijó assumiu a regência.
Curiosidade: 8 anos depois, o brigadeiro teve como colega no senado o seu filho Luís Alves de Lima e Silva.
Barão da Barra Grande: Lima e Silva recebeu o título de Barão da Barra Grande, concedido pelo D. Pedro II, porém, o brigadeiro o recusou. Recusou também a pensão vitalícia, metade do subsídio que teve como regente. Ele destinou a pensão aos filhos dos ex-revolucionários da Confederação do Equador.
IHGB: o Regente Lima e Silva foi eleito também como sócio do IHGB.

Morte
Francisco de Lima e Silva veio a falecer na mesma cidade onde nasceu, Rio de Janeiro. Morreu no dia 2 de dezembro de 1853.
Nome de ruas em homenagem a Francisco de Lima e Silva
É quase impossível citar todas as ruas de cidades Brasil afora que tenham seu nome, mas vamos citar algumas, veja no mapa:
R. Brg. Francisco Lima e Silva, Itaquaquecetuba – SP:
Rua Francisco Lima e Silva Jangurussu, Fortaleza – CE:
Rua Francisco de Lima e Silva, Parque Universitário, Cuiabá – MT:
Rua Francisco Lima e Silva – Santa Catarina, Lages – SC:
Sabe de mais alguma rua? Deixe a sugestão nos comentários para que possamos adicionar ao post!