Exercícios

estudante assinalando a alternativa correta

Assinale a Alternativa Correta

Aqui está o banco de questões para você assinalar a alternativa correta e testar seus conhecimentos, ou anda, resolver exercícios, encontrar a alternativa correta para uma prova, teste, ou simulado para aprimorar o seu aprendizado. Se não encontrar a sua, faça uma pesquisa abaixo:

sobre o processo de globalização podemos afirmar

Sobre o processo de globalização, podemos afirmar que:

Leia com atenção as afirmativas: I. É recente, dado que para concretizar interações foi necessário aguardar pelo desenvolvimento das tecnologias da informação. II. Iniciou-se com a aproximação dos homens, grupos interagindo com outros grupos, independentemente do avanço das tecnologias da informação. III. É único, linear, uniforme. IV. Remonta a origem do homem na Terra, com …

Sobre o processo de globalização, podemos afirmar que: Leia mais »

quais forma os 3 principais motivos do início da da crise do sistema feudal

Quais foram os três principais motivos do início da crise do sistema feudal?

Escolha uma resposta: A) O interesse econômico, do poder político e do comércio. B) As inovações técnicas, as Cruzadas e a reabertura do Mar Mediterrâneo. C) O interesse econômico em algumas regiões do Oriente; a necessidade de exportar a miséria e o crescimento populacional. D) A talha, a corveia e as banalidades. E) Os conflitos …

Quais foram os três principais motivos do início da crise do sistema feudal? Leia mais »

Maquiavel altera a noção de virtude política que é considerada por ele como:

Maquiavel altera a noção de virtude política que é considerada por ele como:

Escolha uma resposta: a. A realização dos desejos dos governados na busca por uma sociedade mais justa, igualitária, na qual o bem comum e a paz sejam os maiores objetivos. b. A capacidade de impor os desejos do governante sobre os governados de forma que esses reconheçam que estão sendo manipulados. c. A possibilidade de …

Maquiavel altera a noção de virtude política que é considerada por ele como: Leia mais »

Definição de ação social por Max Weber

O sociólogo alemão Max Weber define ação social como ação:

I – Racional, na qual o agente associa um sentido objetivo aos fatos sociais. II – Desprovida de sentido subjetivo e sem motivação. III – Dotada de sentido e orientada pela ação de outros indivíduos. IV – Não orientada significativamente pela conduta do outro. Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente: a. V …

O sociólogo alemão Max Weber define ação social como ação: Leia mais »

alternativa correta sobre os pensadores da filosofia moderna

Sobre os pensadores da Filosofia Moderna, assinale a alternativa correta:

Escolha uma resposta: A) Com sua operação filosófica denominada “dúvida metódica”, René Descartes acabou instituindo um paradigma filosófico que foi identificado como pragmatismo conceitual. B) O pensador Diderot foi o principal representante do empirismo e afirmava que todo conhecimento provém da experiência, o que chamou de experiência sensível. C) John Locke, representante da corrente empirista, …

Sobre os pensadores da Filosofia Moderna, assinale a alternativa correta: Leia mais »

Para Rousseau, quando saímos do estado de natureza e adentramos no estado civil:

Escolha uma resposta: A) Retrocedemos como sociedade, uma vez que o estado de natureza está muito acima do estado civil. No estado civil, precisamos lutar muito mais para defender a vida e os bens. B) Não é possível estabelecer uma diferença concreta e perceptível porque os homens continuam lutando com as mesmas armas pelos mesmos …

Para Rousseau, quando saímos do estado de natureza e adentramos no estado civil: Leia mais »

(FEI) A famosa frase atribuída a Luís XIV: “O Estado sou eu”, define:

Escolha uma resposta: A) A igualdade democrática. B) O iluminismo. C) O absolutismo. D) O liberalismo. E) O patriotismo do rei. Gabarito Alternativa: letra “C” Explicação ((FEI) A famosa frase atribuída a Luís XIV: “O Estado sou eu”, define:) Analisando as alternativas: A) Luís XIV, chamado também de Rei Sol. Era um monarca que viveu …

(FEI) A famosa frase atribuída a Luís XIV: “O Estado sou eu”, define: Leia mais »

Qual foi a maior contribuição da Revolução Industrial para a consolidação do Capitalismo?

Escolha uma resposta: A) Promover o desenvolvimento das inovações e invenções industriais. B) Promover péssimas condições de trabalho e habitação para os proletariados. C) Promover a divisão social do trabalho, a acumulação de capital, a exploração da mais-valia, o trabalho alienado. D) Acabar de vez com o Absolutismo Monárquico e o sistema feudal. E) Promover …

Qual foi a maior contribuição da Revolução Industrial para a consolidação do Capitalismo? Leia mais »

Considere as alternativas seguintes sobre o período Socrático e indique a correta:

Indique a Alternativa: A) Enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento, indagando o homem para que avalie o limite das suas certezas. B) A filosofia teve seu nascimento determinado pela consolidação da pólis, com um modelo de democracia defendido em sua integralidade por pensadores como Sócrates …

Considere as alternativas seguintes sobre o período Socrático e indique a correta: Leia mais »

Por que uma cidade é injusta quando há diferença entre ricos e pobres?

Escolha uma resposta: A) Ao desrespeitar o modo pelo qual a comunidade estabeleceu a participação no poder, para Aristóteles, a cidade torna-se injusta. Não se leva em conta o que a cidade mais valoriza, como o direito dos pobres em ter acesso às riquezas vedado por limitações impostas à extensão da propriedade, de fixação da …

Por que uma cidade é injusta quando há diferença entre ricos e pobres? Leia mais »

Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, pode-se afirmar que:

I – Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades. II – De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção. III – As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações …

Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, pode-se afirmar que: Leia mais »

(Ufub, 2005 – adaptada) o surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:

A) Através de rituais, condicionar o indivíduo a agir segundo ensinamentos transmitidos pelos deuses. B) Considerar os fenômenos sociais como propriedade de forças transcendentais. C) Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais. D) Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito grupo de …

(Ufub, 2005 – adaptada) o surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de: Leia mais »

Exercício - o que caracteriza o conceito de luta de classes utilizado por Marx e Engels em suas obras

O que caracteriza o conceito de “luta de classes”, utilizado por marx e engels em suas obras?

Escolha uma resposta: A) A força física, as habilidades e os conhecimentos técnicos que os trabalhadores possuem para produzir. B) A alienação dos operários, que não percebem o produto final como resultado do seu trabalho por causa das desigualdades sociais. C) O poder econômico que os capitalistas detêm sobre os meios de produção. D) O …

O que caracteriza o conceito de “luta de classes”, utilizado por marx e engels em suas obras? Leia mais »

Exercício - assinale a alternativa que descreve o objeto específico da sociologia segundo Durkheim

Assinale a alternativa que descreve o objeto específico da sociologia, segundo Durkheim:

IFSP 2011 A) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos. B) O conflito de classes, base da divisão social e transformação do modo de produção. C) A sociedade, produto da vontade e da ação de indivíduos que agem independentes uns dos outros. D) A ação social que define as inter-relações …

Assinale a alternativa que descreve o objeto específico da sociologia, segundo Durkheim: Leia mais »

Exercício - Para Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro é novo por:

Para Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro é novo por:

Escolha uma alternativa: A) Ter uma cultura sincrética e singularizada. B) Ser composto pela sobreposição de culturas. C) Ser composto de uma etnia. D) Ser marcado fortemente por uma cultura. E) Ser composto de uma única matriz racial. Gabarito Alternativa: letra “A” Explicação (Para Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro é novo por:) Se analisarmos …

Para Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro é novo por: Leia mais »

O termo desigualdade social

Assinale a alternativa correta. O termo desigualdades sociais:

Marque uma das alternativas abaixo: A) Descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, poder ou prestígio. B) Aponta para uma sociedade com membros iguais, na qual são asseguradas oportunidades similares a todos os sujeitos. C) Designa um elemento que, de alguma forma, sempre esteve presente nas sociedades …

Assinale a alternativa correta. O termo desigualdades sociais: Leia mais »

William Shakespeare: Soneto 9 – “O mundo te lamentará” William Shakespeare: Soneto 14 – “adivinhar o azar ou a sorte” William Shakespeare: Soneto 13 – “Contra o vento impiedoso” William Shakespeare: Soneto 12 – “a noite medonha vem naufragar” William Shakespeare: Soneto 11 – “deixares a juventude” William Shakespeare: Soneto 10 – “Envergonha-te” William Shakespeare: Soneto – “Por que ama o que não recebe?” William Shakespeare: a morte do sol e do homem William Shakespeare: Adoça teus sumos; orna um lugar William Shakespeare: injustiça que justamente se excede