Como a empatia e a afetividade podem fazer parte do dia a dia dos alunos de escolas infantis?

Você já percebeu o quão raro está sendo o hábito da empatia? Por mais que pareça besteira para algumas pessoas essa prática traz benefícios pessoais e para as outras pessoas que lhe rodeia. No caso das crianças, essa empatia, ou melhor, a afetividade é necessária para que a mesma aprenda a enfrentar e reconhecer o empecilhos da vida.

A criança precisa aprender a reconhecer o que está sentindo, assim como ver que o outro também passa por momentos e sensações ruins. Em meio a essa fase de compreensão, o adulto deve ser um acompanhador e orientador direto, por isso algumas escolas infantis em Campo Grande – MS estão adotando a prática da empatia em seu conteúdo escolar, para que essa nova geração aprenda a se colocar no lugar do outro.

Além das escolas presenciais, portais educacionais também já dispõem de cursos online voltados para a educação da criança. Portanto, hoje em dia está cada vez mais fácil e acessível investir no conhecimento nessa fase inicial da vida.

Definindo a empatia

A palavra empatia é derivada de empatheia do grego que representa a capacidade de colocar-se no lugar de outra pessoa. Por isso, identificar para as crianças de maneira clara esse posicionamento, pode e vai prepará-la para ser uma pessoa melhor no futuro.

Trazendo a empatia para a realidade escolar

criança de óculos escrevendo na escola

A ideia de trazer o termo e a prática para o dia a dia educacional faz com que todos, incluindo os professores e os pais dos alunos, reflitam e façam a compreensão de tal atitude tão nobre. Os conteúdos a serem ensinados na educação infantil estão sendo desenvolvidos para que a educação que vem de casa e a pedagógica andem lado a lado.

É claro que nem todos os conteúdos a serem ensinados cabe o termo e, quanto a isso, é preciso ter todo cuidado para que as crianças não aprendam de maneira errônea e descontextualizada.

Com esse pensamento, devemos ensinar a empatia de maneira diferente e não confundi-la com conteúdos de contagem e pesquisa, por exemplo. O reconhecimento e a prática da empatia deverão ser feitas de maneira grupal e coletiva favorecendo o ambiente escolar sem que uma ideia errada sobre ele seja criada.

Os tipos de atividades para desenvolver a empatia

Atividades para que os alunos desenvolvam a cooperação, interação e resolução de conflitos são implantadas a cada dia no ambiente educacional. Propostas das mais variáveis são apresentados aos alunos como por exemplo, desenhos, livros, contos e outras atividades que possam estimular seu pensamento perante a afetividade e a empatia.

Como bem sabemos, a escola infantil é um local em que experiências e transformações são feitas. Essas experiências, muitas vezes, são levadas para a vida e dirá muito sobre o adulto que a criança será no futuro. Por isso, o contato com o medo, alegria, vergonha, tristeza, afetividade e até mesmo a própria empatia são necessários para uma maior aprendizagem do aluno.

O exemplo das escolas infantis em Campo Grande – MS devem ser seguidos por diversas outras escolas e implantados diretamente no dia a dia educacional procurando um melhor desenvolvimento de cada aluno. São pequenas atitudes, ainda na infância, que trarão para a sociedade adultos responsáveis, empáticos e afetivos um para com os outros.